Língua da Sogra

Por Carolina - junho 11, 2020

cacto - língua da sogra - tropa do batom

Olá gajas boas!

Hoje venho aqui partilhar, no sentido de tentar perceber o sentimento que sinto em relação à mãe do meu namorado/ parceiro.

Considero-me uma pessoa calma, paciente e que gosta de viver num ambiente harmonioso. Gosto de "praticar" o bem mesmo que por vezes não seja retribuído, porque pelo menos sinto-me de consciência tranquila. Na verdade, não vejo o 'bem' ou a vantagem em praticar o mal, ou pelo menos de o praticar para gozo próprio.

Não sei se existe karma ou não, como diz o ditado espanhol "yo no creo em brujas, pero que las hay, hay!" e se o karma procurar alguém para fazer o seu propósito, não tem por onde pegar comigo. 

A quarentena tem sido boa para muitos e menos boa para outros mas com certeza um desafio para todos. Apercebemo-nos de novas dinâmicas que existem à nossa volta e que num ambiente A.C. (antes do covid 19) não nos dávamos conta, porque as rotinas e modo de vida eram outros.

Eu moro na mesma vila que a mãe do meu mais que tudo, para todos os efeitos vou chamá-la de Sogra.

Mudámo-nos para aqui há dois anos e estamos de malas aviadas para a próxima casa em Junho. Apesar da minha sogra nos querer aqui, percebo que seja conveniente e o meu xuxu é filho único.

Tendo em conta que é de uma nacionalidade/ cultura bem mais fria que a nossa eu respeito a "distância" e o facto também de ter tido uma vida difícil. Acabo por aceitar muito dos comportamentos que tem, mas vou-vos contar 4 episódios que me fizeram passá-la de Sweet Yvone para Sogra.

1 - Despejo

Tudo começou quando a minha sogra, aqui há uns anos, pediu ao filho para sair de casa para dar guarida ao marido de uma conhecida que estava a passar por uma separação. O meu namorado estava em casa da mãe à espera que as obras na casa nova dele terminassem. Claro que pôde vir para minha casa, eu sempre tive as postas abertas. E veio, e saímos juntos, uns meses mais tarde para morar na casa nova. Mas ser despejado por um marido de uma conhecida. Falta-me aqui um bom senso de estabelecimento de prioridades. 

Esse marido da conhecida, concerteza teria família, amigos que o pudessem ajudar. Eu se fosse a conhecida, na verdade, ficava piúrsa com esta situação. 

São atitudes que revelam algo sobre um carácter.
Enquanto esta pessoa morou na casa da Sogra houve pouco contacto connosco.
Enfim passou-se. Esta pessoa bazou um ano e tal depois e tudo voltou ao normal.

2 - Homeless

Ja vos tinha dito que estamos a preparar-nos para mudar de casa em Junho, mas por causa do Covid, é tudo muito incerto com as empresas de mudanças e burocracias. Não compramos outra casa entretanto, porque decidimos alugar para ter tempo de procurar sem pressões de compradores. Entretanto, a Sogra ofereceu-se para nos mudarmos para a sua casa. Achei uma excelente ideia, por uns meses (não muitos), poupávamos dinheiro e tínhamos tempo para procurar algo ideal, quem sabe Portugal.

A semana passada tivemos a notícia que afinal não dá para irmos lá para casa, mesmo à beira de fazermos a escritura, porque a Sogra tem mais de 65 anos e pode ter complicações por ser de risco de acordo com o médico. Confesso que há males que vêm por bem: eu em layoff, o meu namorado em layoff, tudo numa casa de dois quartos a fritar o miolo, não seria ideal. Mas também nos deu a notícia que teríamos de alugar e encontrar algo a tempo, depois de eu saber que na minha empresa iriam fazer 40 despedimentos. Foi no ponto!!

3 - Jantar

O isolamento social não impede a Sogra de vir jantar cá a casa, claro nada de abraços ou beijinhos (beijinhos nunca há claro) e sempre com distância de mais de 2 m quando eu vou buscar a comida à cozinha; 1 m na mesa e 50cm caso seja necessário qualquer interação mais próxima ... 

Combinamos BBQ estava um tempo espectacular, combinamos às 18h, o petisco foram hambúrgueres caseiros (imaginem um bom peixe) feitos por mim, uma bela duma sangria, feita por mim tb, e uma salada de frutas divinal. Adorou!

Mexeu uma palha para ajudar? Não.  Mas reclamou que uma das janela tinha folhas e teias de aranha do lado de fora, se eu não limpava...

Às 19h30 estava a ir para casa de barriga cheia e consolada com o meu carro, porque pediu ao filho para deixar o carro dela aqui, para ele o lavar.


E, é assim que se ganha um distintivo de Sogra. Sendo querida muitas das vezes, mas não estando presente para quando se precisa, tendo pouca sensibilidade, confusão nas prioridades e também lata de testar limites das pessoas mais próximas. Ê preciso ter tido uma vida amarga, isto é, ter tido maus exemplos, más experiências, ter sido mal amada - para não perceber que determinadas acções não são aceitáveis.

Para mim, era coisa que os meus pais nunca me fariam, felizmente. E eu não tenciono fazer a ninguém! Na volta talvez, se um dia for Sogra... :)

Obrigada por lerem.

Adorava saber as vossas histórias mesmo que boas, claro!

Beijos
Carolina
xx

  • Partilha:

8 comentários

  1. Uau!!! O loved the post ♥️
    Amei a postagem ,estou seguindo 😉.

    ResponderEliminar
  2. Carolina,

    Como eu te compreendo! Há uns dias, sugeri (acho que foi à Maria) falar aqui do pós parto, com as sogras a sacarem os bebes dos nossos braços...

    As minhas histórias não são boas. Estão resolvidas porque cortei relações. Acabaram-se as discussões cá em casa, o meu casamento ganhou harmonia e... ainda dura (contra a vontade da sogra!).

    Beijinhos
    Liliana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liliana, obrigada por leres. Isto das sogras... será ciúmes? Será que tem medo de perder o filho? É concerteza insegurança. Mas eu acho k ficava contente se o meu filho tivesse alguém que o tratasse bem e deixava-o voar... mas enfim... beijinhos

      Eliminar
    2. São mesmo ciúmes, Carolina.
      E também a ideia de que nenhuma mulher saberá tratar e compreender os seus filhos melhor do que elas.
      Eu ando animadíssima porque o Filhote está… apaixonado!
      Espero nunca vir a ser "sogra"!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
    3. Oh Liliana, tens razão, estamos em falta... mas é um assunto, que, por enquanto não temos experiências próprias... pois ou temos sogras longe, ou temos sogras boas ou quem tem "más" não tem filhos...Quem sabe, alguém possa contar um pouco a sua história para nós a divulgarmos... ;) bjs

      Eliminar
  3. A minha também era Sweet até ir de férias connosco para Marrocos e ficar chocada ao entender que não iamos partilhar quarto (dass... a sério? É preciso explicar porque não dormiriamos os 3?!?) xD
    E também no dia que casei e eu quis ir ao registo de calças de ganga e segundo ela "o filho tinha um blazer amarrotado, coisa que uma boa esposa deveria ter em conta e passar a ferro". Enfim... aqui também há a questão da cultura. Eles são mexicanos e ela é super sunbmissa e machista. E vê-me como a modernaça, feminazi estrangeira... fazer o quê?
    Eu até me acho uma nora incrivel! Aceito quando ela me oferece côcos dizendo que é uma entidade não sei quantas (ela é toda das mães de santos). xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raven, benvinda. Já te achava de menos (como dizem os espanhóis).
      Eu também acredito que deves ser uma nora incrível, as mães é que vêm os seus meninos a voar do ninho e fazem a vida negra às “culpadas” que os querem fazer felizes, mas elas não percebem... enfim. Obrigada por leres. Beijinhos

      Eliminar