Já vos disse que sou mega fã de caril e de comida picante. Por isso, desta vez experimentei juntar os sabores que gosto, numa alternativa 100% vegetariana e na minha nova "bichinha" favorita na cozinha, a Slow Cooker.
O resultado final ficou muito delicioso. Para a próxima vou experimentar com mais lentilhas e menos grão, mas o sabor ficou mesmo muito bom e este será sem dúvida um prato a repetir mais vezes cá em casa.
Quem não tiver uma panela de cozimento lento (slow cooker), pode fazer no tacho, sendo que naturalmente os tempos têm que ser ajustados ao tacho. Esta receita "rendeu" 6 doses.
Ingredientes
- 1 cebola picada
- 2 tomates maduros aos bocados
- 5 dentes de alho picados
- 1 fio de azeite
- 2 cenouras às rodelas
- 200g lentilhas vermelhas
- 500g grão cozido
- 2 c. sopa de caril (garam masala)
- 1 c. sopa açafrão das índias
- 1 folha louro
- 1/2 lata de leite de côco
- 500g água
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- 1 acelga (podem trocar por outro vegetal que gostem)
Preparação
Uma das principais razões porque estou a adorar a Slow Cooker é precisamente porque é muito simples de usar, e ajuda-nos a poupar tempo no dia a dia. A maioria das receitas são só colocar tudo na panela e deixá-la fazer magia, muito lentamente.
Por isso mesmo, aqui é exatamente igual. É só colocar os ingredientes todos pela ordem que coloquei acima na lista para dentro da Slow cooker e programar 5h em high (a minha panela é de 220w). Apenas uma nota: os tubérculos devem sempre ser colocados no fundo da panela, porque são os que demoram mais a cozer no cozimento lento. Por isso, devem garantir nesta receita que as cenouras ficam no fundo da panela.
Acompanhei com arroz cozido e voilá.
Experimentem e contem-me como correu :)
Até já,
Anouk
0 comentários