Período com pensos higiénicos reutilizáveis? Yes, we can 💪

Por Anouk - maio 05, 2021

periodo sem descartaveis

Há quase um ano relatei-vos a minha primeira experiência com um penso higiénico reutilizável. Agora, quase um ano depois, posso dizer-vos que é OFICIAL... já não uso pensos higiénicos descartáveis. Troquei-os definitivamente pelos pensos reutilizáveis. Adiós pensos descartáveis, olá planeta!

Contrariamente ao que escrevi no post anterior, o lindo penso que comprei nessa altura (e que na altura me custou os olhos da cara.. cerca de 15€ só um), já não está com um aspeto tão "limpo" como aí nessa foto (infelizmente). Na verdade, está com um aspeto nojento e, por isso, vou poupar-vos ao retrato, mas peço que imaginem só um pouco (só para não perderem a vontade de jantar, caso esteja quase na hora, lol).... Porém, e uma vez que aprendemos com os erros, já sei o que fiz mal e já sei como fazer melhor. É só um "pormenorzinho" que faz toda a diferença. Vou contar-vos tudo.

Depois desse imaculado penso branquinho (AKA "nojentinho"), já comprei uns outros pensos reutilizáveis na Amazon.es (que custaram pouco mais do que o meu primeiro penso só que neste caso veio um pack de 6 - mas ok, não são "tugas"), que são muito mais fáceis de lavar e, como são pretos, esses sim continuam impecáveis. E estes posso dizer-vos que já os uso regularmente há uns 6 meses e continuam impecáveis.

O truque para não passarem a ser "nojentinhos", posso agora dizer-vos com toda a segurança e experiência, é tirar todo o sangue com água fria na pré-lavagem. Se usarem água morna ou quente.. já foi! (ou "já era", como no anúncio, lol). É preciso garantir que quando colocamos o penso na máquina, este já não tem qualquer mancha de sangue, senão com a água quente da lavagem... nunca mais fica o mesmo. E transforma-se em nojentinho tão depressa quanto um gremlin que comeu uma goma após a meia-noite (bom, ao menos não foi multado...) 😂

Posso também dizer-vos que não me custou nada fazer esta transição dos descartáveis para os reutilizáveis e que estou muito feliz por contribuir mais um pouco para a preservação do planeta. E posso enumerar mais algumas vantagens:

1. Os meus pensos sujos não cheiram a podre


2. Tenho muito menos dores menstruais


3. Os meus pensos podem ser reutilizados durante muito tempo (I hope... daqui a um tempo falamos)


Se "aterraste" agora no blog e nunca ouviste falar de alternativas aos pensos descartáveis, sugiro também que leias o nosso post "menstruação a quanto obrigas", e vejas outras opções além dos pensos reutilizáveis.

E tu, já aderiste aos reutilizáveis?

Conta-me tudo,
Anouk

Foto: 

  • Partilha:

3 comentários

  1. Ola, Anouk! Por acaso tenho andado a ver preços e vendedoras nacionais para aderir aos reutilizaveis mas... como assim contribuem para que tenhas menos dores menstruais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raven. Pode parecer estranho, mas li algures que os químicos dos descartáveis podem provocar dores menstruais. Na prática, posso dizer-te que, desde que deixei de usar descartáveis, não tenho sentido praticamente dores menstruais (não sei se foi coincidência ou se for psicossomático, mas aconteceu comigo) 🙂

      Eliminar
    2. Uau!! Não sabia. Alguma marca que recomendes?

      Eliminar