Arroz doce cremoso

Por Maria - fevereiro 02, 2021

receita arroz doce cremoso


Sempre adorei arroz doce, daquele cremoso, em que se saboreia o liquido em cada colherada... Mas infelizmente nunca me saía bem. Ou ficava, como diz o meu homem "cola de azulejo", ou crú, ou só arroz, pois a parte do doce ausentou-se. É verdade, o dom de o fazer como as minhas ascendentes de coração faziam não estava comigo... até agora! ;)

Desta vez estava mesmo com um feeling que ia correr bem, e nem a frase desencorajadora do meu parceiro -"Então mor, hoje apetece-te estragar mais 1 kg de arroz? - me desanimou. Estava decidida e com todo o tempo do mundo.

Assim coloquei uma música com boas vibrações, um copinho de vinho para descontrair e atirei-me ao serviço. E afinal até correu bem... Vou dizer-vos como fiz:

Ingredientes

  • Cerca de 300grs de arroz;
  • Era para ser 350 grs de açucar, mas acho que cheguei às 400 grs;
  • 1,5 l de leite;
  • 6 gemas de ovo;
  • Casca de limão;
  • Paus de canela;
  • E uma noz de manteiga

Preparação

Comecei por fazer o arroz normalmente, (2 medidas de água para 1 de arroz), mais uma pitada de sal, a noz de manteiga, a casca de limão e o pau de canela.

Num tacho à parte aqueci o leite, o qual depois de aquecido fui adicionando aos poucos ao arroz mexendo sempre. Deixo ficar em lume brando para fazer crescer o arroz e depois junto o açucar e fica mais cerca de 7 minutos em lume brando (mexendo sempre).

Numa tigela separei as gemas e bati. Depois juntei um pouco de arroz e envolvi. Desliguei o lume e juntei as gemas ao preparado do arroz... Coloquei numa travessa e depois de frio polvilhei com canela e voilá... consegui!!!

Sai um fantástico arroz doce cremoso! Desta vez até deu para oferecer à vizinha, pois estava muito saboroso... ;)

Be Happy! Be safe!

Maria

  • Partilha:

4 comentários

  1. Fiquei agora com água na boca. Gosto imenso de arroz doce e este está com uma belíssima aparência. Pelos ingredientes ,deu para ver que deve ter ficado delicioso!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Márcia, ficou mesmo muito bom!!! Experimenta! Beijinhos

      Eliminar
  2. Gosto muito de coisas doces, mas arroz doce não! Mas esse tem bom aspeto!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que existem doces que me seduzem mais... Mas quando é bem feito!... Hum!... Beijinhos 😘

      Eliminar