A minha primeira mamografia

Por Anouk - fevereiro 23, 2021

a minha primeira mamografia - tropa do batom

Mamografia. Aquele exame assustador que faz com que muitas mulheres se arrepiem só de ouvir o nome. É verdade, esse mesmo.

Sempre ouvi histórias terríveis das mamografias. Ou porque dói, magoa ou porque tentam "espremer" as mamas ao máximo (mesmo que não tenham muito por onde espremer...).

Vou ser-vos muito sincera: as minhas expectativas para este exame, de 0 a 5, rondavam o -1, simplesmente porque me considero uma pessoa otimista... mas as histórias que ouvi até hoje faziam qualquer um arrepiar-se. Durante muitos anos imaginei um episódio de terror sangrento em que a mama entrava num túnel e este a esmagava até esguichar sangue por todo o lado. Ahah. Creepy, right?

Pois é... posso dizer-vos que assim que cheguei ao pé da máquina e disse que era a minha primeira mamografia, o que ouvi do outro lado foi: "-Esqueça tudo o que ouviu até agora sobre a mamografia!". 

Pensei cá para os meus botões: "- Yeah, right. Devem dizer isso a todas". A primeira coisa que fiz foi obviamente colocar as mamocas ao léu (e estava um frio do cacete 😀). Depois, lá fui para a máquina espremedora e toca de enfiar a mama lá para dentro até a máquina a espremer (quase) por completo.

A única coisa que me posso queixar é que: a máquina é fria e estava frio. De resto, não senti qualquer dor. Zero. Se calhar é porque não me falta aqui volume na prateleira (lol, não sei), mas a verdade é que de 0 a 5, foi um 4. Só não dou 5 porque aquela posição lateral meio raquítica, em que abraçamos metade da máquina de lado, não é de todo confortável. Mas doer? Nada disso!

Se estivermos com o período (ou quase com o período) é que se calhar a experiência poderá ser pior porque estamos mais sensíveis.. (digo eu que só fiz esta).

Mas, pronto, a moral desta história é: não se assustem quando ouvirem falar do termo "mamografia", não criem falsas expectativas, nem medos. Podem simplesmente não passar de meras ilusões.

Uma coisa tenho a certeza: hoje as minhas mamas foram apalpadas a torto e a direito por pessoas diferentes... ui ui... ahah. Enfim, o tem que ser tem muita força, por isso vamos lá!

Aproveito para relembrar que este exame é, como sabem, fundamental para o rastreio do cancro da mama e, por isso, não tenham medo de colocar as mamas ao léu nas vossas mamografias e ecografias mamárias. Vamos a isso ladies!!

Beijinhos,
Anouk


Imagem: Klaus Nielsen em Pexels

  • Partilha:

17 comentários

  1. Não é um exame "agradável",mas temos de pensar que é importante para a saúde. Costumo fazer de dois em dois anos.
    Bjn
    márcia

    ResponderEliminar
  2. Acho que as ditas histórias vem de pessoas com mais idade, pois a maquina de mamografia era diferente. Quando fiz a minha também senti frio e um pouco de ansiedade, mas isso talvez tenha sido por medo do resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu comentário. Sim, também fiquei ansiosa para saber o resultado, mas o exame em si não achei nada doloroso. Beijinhos.

      Eliminar
  3. Ainda não me aventurei no mundo da mamografia, só fiz uma eco mamária e para além de ficar com as amigas todas besungosas não custou nada 😉 cuidem-se meninas 💗

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a tua primeira mamografia correr como a minha, é tranquilo :). bjus

      Eliminar
  4. Fiz uma mamógrafia há 2 semanas e foi muito desconfortável, dolorosa mesmo. Deve ter a ver com o nosso ciclo menstrual, tamanho das ( . ) ( . ), não sei. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a próxima tenta marcar quando não estiveres com o período. Depois conta :*

      Eliminar
  5. Eu tenho feito com alguma regularidade, e confesso que na minha 1 vez também fiquei surpreendida, pois pelo que contam estava preparada para a dor... Mas até à data é algo que fisicamente não me custa nada fazer... Mas para quem custa, têm de se mentalizar que é por uma boa causa. Beijinhos e vigiem-se..n

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. O tem que ser tem muita força. E obviamente que, com ou sem dor, tem que ser feito e pronto. Mas sempre é mais tranquilizador saber que pode não doer :). bjus

      Eliminar
  6. quem é que gosta de fazer exames de rotinas, há que manter os fazer exames médicos de longe a longe.
    *já sigo o blog
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Magda. Bem-vinda e muito obrigada pelo teu comentário. Sim, os exames de rotina não são algo muito "divertido", mas têm que ser feitos e pronto. Se não forem dolorosos, custa menos, claro. Vou espreitar o teu blog. Bjs

      Eliminar
  7. Olá, Anouk!

    A minha experiência nestes exames, infelizmente, é muito grande e faço-os todos os anos.
    O ciclo menstrual tem muita influência na questão da dor.
    Mas, o fator que mais influencia é mesmo a pessoa que está do outro lado.
    Por norma é um exame doloroso para mim (umas vezes mais, outras menos). A última vez que fui fazer (no início deste mês), conversei com a Senhora e mencionei esse facto. A resposta foi que "as colegas têm uma dificuldade muito grande em colocar-se do outro lado e perceber, não só o desconforto como, a dor que estão a causar". Não me custou nada a fazer o exame. A forma como as maminhas foram colocadas na máquina foi diferente. Esta Senhora sabe bem o que faz.

    Se me permites, aproveito para reforçar que é muito importante fazer sempre os dois exames (RX e Eco).
    (Apesar dos nossos médicos de família dizerem que não são necessários os dois - isto já é conversa para outra publicação!!)

    Cuidem-se todas, a prevenção é meio caminho andado.
    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana. Muito obrigada pela tua partilha. Não fazia ideia que a dor ou não pudesse estar relacionada com a técnica que estava de serviço, mas acredito em ti, claro (até porque só fiz uma). Ainda bem que tive sorte...
      E, sim, o tem que ser tem muita força e é um exame imprescindível para todas nós.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Ola Anouk! Eu faço todos os anos por questões de "hereditariedade" (nunca me deixam dinheiro...). E nunca me doeu. Mas explicaram-me que tem a ver com o tamanho. As minhas são beeeem generosas ahahahah
    Maminhas pequenas sofrem mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raven! Ahahah (estou a rir-me da parte em que disseste que não deixaram dinheiro, como é óbvio). Ainda bem que tens tido também uma boa experiência. E sim, é um exame que não pode mesmo ser descurado por nenhuma de nós.
      Obrigada pela partilha e bem-vinda de volta :)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Também já fiz mas fiz sem qualquer feedback. Assustou mais o perguntarem porque ia fazer sendo tão nova (tinha 25 ou 26 na altura) e sabia lá eu. Fiquei apenas feliz porque a médica na altura mandou fazer mamografia e ecografia, e antes exames a mais que a menos.
    Não me doeu coisa nenhuma e nem me fez confusão. Só passei frio como tu ahah.

    ResponderEliminar