Mini-santoros

Por Maria - outubro 30, 2020


Já fiz esta receita com a minha filha mais velha numa das tentativas que fiz para recuperar a tradição do Pão por Deus e até que ficaram bastante bons. Ela adorou fazer e principalmente comer... Por isso, se há miúdos em casa toca a chamá-los e pôr mãos à obra.

Quanto à quantidade eu faço um pouco a olho ;)

INGREDIENTES:
- Cerca de 1Kg de batatas cozidas;
- Cerca de 1kg de farinha;
-  Cerca de 150 Grs manteiga derretida;
- Cerca de 750 Grs açucar;
- Erva Doce q.b;
- Canela a gosto;
- 4 ovos;
- Frutos secos, passas pequenas ou corintos
- Fermento


PREPARAÇÃO:

 Após as batatas cozidas esmagá-las e juntar a manteiga. Mexer bem e acrescentar a farinha e os ovos. Depois é só ir amassando, acrescentar a erva doce, a canela e o fermento. Os frutos secos costumo dar essa tarefa à Júlia para ela os esmagar. Coloco-os dentro de um saco e ela só tem de ir batendo com o rolo da massa, bem sei que no almofariz é mais prático mas no saco é mais divertido. Depois junto à massa também com alguns corintos e chamo a Clara e as três fazemos pequenas bolas com a massa. Aviso já que é para sujar, pois a massa fica super pegajosa. Não acalcamos nem fazemos bolas perfeitas, a intenção é ficarem imperfeitos e com aspecto rústico. Para quem prefere pode pincelar com ovo, eu pessoalmente não gosto muito, mas por vezes elas querem fazer esse trabalho manual, por isso acabo por ceder. Depois é só levar ao forno até ficarem com aquele aspecto delicioso.

E os Santorinhos estão prontos para colocar e servir na nossa mesa do Pão por Deus ou oferecer aos afilhados.


Be Happy

Maria

  • Partilha:

2 comentários

  1. Que curioso, são uma espécie de broas. Não conhecia com esse nome.

    Bjs
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  2. Devo de confessar que pus um pouco o nome à minha medida. O nome original é santoros... Mas experimenta! São mesmo muito bons...

    ResponderEliminar