Decidi fazer uma pesquisa ao meu congelador para ver o que tinha para lá. Acho que devo de ser acumuladora de comida, pois tinha o meu congelador cheio de carnes congeladas, desde bifes, carne de porco, pernas de frango... enfim, desconhecia que tinha metade das coisas e acabo por comprar novamente sempre que vou às compras (rhsss, se pudesse agora espancava-me). Continuando, encontrei um pato inteiro congelado. Sim, lembro-me de o ter comprado. Era para fazer no meu aniversário de namoro, ups...não fiz. Depois lembro-me que era para o aniversário da minha filha - também não fiz, adiei para o dia dos namorados - ups outra vez, e por aí em diante... mas foi desta.
Decidi tirar o pato do congelador e arriscar o arroz de pato. Acho que só tinha feito uma vez e não me lembro bem como ficou... não segui nenhuma receita em específico, fui lendo daqui e da li, questionei o cozinheiro cá de casa (sim, o homem cá de casa sabe cozinhar muito bem) e também com base em conhecimentos meus atirei-me ao pato! E olhem que até ficou bastante bom, fiquei deveras surpreendida e de barriga cheia.
Ingredientes:
Para a cozedura do pato
- 2 peitos de pato- Achei que o pato inteiro seria demais, as pernas usarei posteriormente para a outra receita);
- 1 cebola;
- 1 dente de alho;
- 1 chouriço;
- 1 cenoura;
- Cravinho;
- Caldo knorr;
- Azeite;
- Sal e pimenta;
- Meio copo de vinho branco;
Para o arroz
- 3 copos e meio de arroz;
- 7 copos de água da cozedura do pato ( não esquecer de passar esta água por um passador para a limpar de resíduos) ;
- Meio caldo Knorr;
- Meia cebola;
- Sal;
- Azeite
Preparação:
Cozedura do pato
Numa panela grande coloquei os peitos do pato, uma cebola cortada em 4 e com 2 paus de cravinhos espetado em cada, a cenoura e o dente de alho cortados ao comprido e o chouriço também cortado. Tempera-se a gosto com sal e pimenta e rega-se com o azeite e o vinho. Deixa-se refogar em lume brando, mexendo para não colar e depois cobre-se com água e acrescenta-se o caldo Knorr. Tapei e deixei cerca de 40 minutos em lume médio.
O arroz
Cobre-se o tacho com o azeite e a cebola picada, quando esta tiver translúcida colocar o arroz e deixar fritar um pouco. Acrescentar o dobro de água da cozedura do pato (guardar o excedente) e, caso necessário rectificar o tempero com o caldo Knorr e sal. Enquanto o arroz coze desfiar o pato e cortar o chouriço e a cenoura aos quadradinhos - esta podemos misturar logo no arroz assim como metade do chouriço, a outra metade junta-se ao pato desfiado.
Montagem
Num tabuleiro colocar uma camada de arroz seguida do desfiado do pato e chouriço e repetir. Não resisti em pincelar todo o preparado com uma gema de ovo. Depois é só levar ao forno cerca de 20 minutos a 170 de temperatura. Caso o arroz fique muito seco regar com a água que restou da cozedura do pato.
E servir...
Devo de dizer que fiquei bastante surpreendida e orgulhosa, pois estava uma maravilha, e com um copinho de vinho a acompanhar, soube que nem a pato... ;)
Devo de dizer que fiquei bastante surpreendida e orgulhosa, pois estava uma maravilha, e com um copinho de vinho a acompanhar, soube que nem a pato... ;)
Be Happy,
Maria
0 comentários