Igualdade de género: O que fazer para atrair mais funcionários (as) do sexo feminino?

Por Carolina - novembro 22, 2021


Olá gajas boas!

Mudei de emprego, tive uma oportunidade de trabalhar em Recursos Humanos para uma empresa multinacional que agarrei e que estou a gostar bastante.

Trabalhar para empresas multinacionais, é bastante diferente de trabalhar para uma empresa nacional ou regional. Existem budgets generosos, e numa era pós-covid, não é que o covid tenha desaparecido, mas em que as pessoas estão mais concientes, de que é importante aproveitar a vida e ter melhores condições de trabalho, muitas pessoas reavaliaram as suas prioridades e vida profissionais e mudaram de profissão ou tentaram obter melhores condições de trabalho; e em que os empregadores se apercebem que o tele-trabalho funciona. É necessário pensar em formas de agradar os funcionários, criar condições para que se sintam valorizados, no sentido de os reter no posto de trabalho e no sentido de atrair melhor talento.

Um outro assunto que se fala bastante é a igualdade de género e a forma de recrutar mulheres em geral, e em particular, para cargos de chefia e haver um maior equilíbrio nas empresas.

O último desafio que me propuseram na empresa foi: o que fazer para atrair mais pessoas do sexo feminino? Tendo em conta que a empresa já tem alguns benefícios, para todos os funcionários que incluem: café e chá e leite sempre disponível na cozinha. Às segundas feiras há sempre fruta fresca que dura para o resto da semana, seguro de saúde para determinados funcionários, horário flexível e tele-trabalho semana sim (3 dias no escritório), semana não em casa.

A única coisa que diferencia homens e mulheres, num ambiente laboral, é a maternidade e tudo à volta deste assunto. E pode parecer um pouco limitado, mas este assunto tem muitas vertentes/ variáveis por onde podemos enveredar. Fiz uma pesquisa rápida e propus o seguinte:

- Pagamento de 1 ano a 100% de licença de maternidade;

- Alargamento da licença de paternidade para 1 mês com 100% de pagamento;

- Apoio à fertilidade (tratamentos de fertilidade: preservação de fertilidade; FIV; IA, entre outros)

- Horário flexível, com objetivos mensuráveis em performance em vez de horários;

- Vouchers para infantários/ escolas;

- Compromisso das empresas com a igualdade de género, demonstrado em salários e benefícios em relatórios anuais

Que outros benefícios pensam que poderia ser atrativos para vos cativar, fazer feliz e valorizadas numa empresa e não para outra?

Dêem-me uma ajuda, please!

Beijos 

Carolina

x


Photo by Mateus Campos Felipe on Unsplash

  • Partilha:

0 comentários