Como manter uma relação até ao infinito e mais além...?

Por Carolina - julho 10, 2021

relação infitinito e mais além


Olá gajas boas:)

Eu não sou a melhor pessoa para falar de relaçōes amorosas duradouras, confesso. Por isso, não sei como manter alguém até ao infinito e mais além, mas gostava de partilhar algumas ideias e saber a vossa opinião.

O meu exemplo, em relações amorosas, não é dos melhores ou dos mais saudáveis... mas também não é terrível: é instável, bom/ mau e acabou em separação. Os pais tendem a proteger os filhos destas coisas, mas eu acho que os filhos se apercebem sempre. Eu desde que me conheço que senti instabilidade em casa, coisas que não estavam bem, mas as minhas preces sempre foram atendidas (quando era pequenina, claro!) e só se vieram a divorciar quando eu já era bem adulta (há relativamente pouco tempo :P), após 42 anos juntos...

De resto as minhas 'avózes' em ambos os lados eram viúvas, mas nem falavam muitos dos 'falecidos',e ouvi histórias de que estavam bem assim, por isso, sem role model. A minha bisavó, largou o marido aos 35 anos - devido a “mulheres e vício do jogo” dizia ela - e mudou-se da província para Lisboa, sozinha, com dois filhos e teve uma vida feliz, a trabalhar até aos 85 anos. Era uma mulher forte, independente e sorridente. Deixou-nos aos 106 anos, rodeada pela família que a adorava.

Os meus exemplos não são encorajadores de que uma relação a dois seja exemplo de felicidade para sempre. Mas...

Mas para ter uma boa relação acima de tudo há que seguir alguns dos seguintes pontos:

1. Rir, rir e rir

Uma vez a minha mãe disse-me: "Se não te faz vir, ao menos que te faça rir!...". Daquelas situações em que pensamos: awkwaaaaard!!!

2. Saber ouvir


3. Responder a qualquer apelo ou tentativa de comunicação, seja ela verbal, gestual, sexual. 

Basicamente é um prestar de atenção ao outro e valorização da sua intenção. Um "como foi o teu dia?" ou "como está a correr o teu trabalho?"; ou um beijo; ou uma palmada sexy no bum bum :x.

4. Sair da rotina

Surpreender e criar momentos especiais a dois.

5. Compaixão

Sabermo-nos colocar na situação do nosso parceiro e entender os seus motivos para determinada reação.

6. Compreender que ambos são seres individuais e que possam precisar do seu espaço sozinhos ou com amigos. É bom para sentir saudades e valorizar a relação.


7. Respeito mutuo


8. Paciência, resiliência e pensamento positivo de que por vezes há fases, mas vai tudo ficar bem. No fundo, é uma escolha mútua, são preciso dois para dançar o tango!



Claro que somos todos diferentes e todas as relações são flexíveis, penso que não haja uma regra fixa. No entanto, estes pontos acima ajudam a uma harmonia e doçura entre o casal.

E que mais acham vocês? Têm intensão de ter um "até ao infinito e mais além"?

Beijos

Carolina
x




Foto de Gemma Evans em Unsplash

  • Partilha:

4 comentários

  1. Olá Carolina,
    Eu acho que a principal razão para se conseguir manter uma relação duradoura é, acima de tudo, serem os melhores amigos, não "forçar" o que não pode ser forçado e não pensar muito nisso. No meu caso, nunca pensei muito no "tempo" da minha relação e, para mim, isso é irrelevante desde que me sinta bem. Acho que temos que acima de tudo pensar se a relação que temos nos faz bem e se nós estamos bem, sabendo que haverá sempre altos e baixos... esses irão sempre fazer parte de qualquer relação (duradoura ou não).
    No entanto, concordo plenamente com alguns dos pontos que aqui colocaste como sendo uma "potencial" receita para uma relação a dois (seja amorosa ou mesmo de amizade.... tirando o ponto 3, senão já seria uma amizade colorida :) ).
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Carolina,
    também nunca tive nem tenho bons exemplos na familia. Os meus pais ofendiam-se e atacavam-se (verbalmente) num palavreado e agressividade que eu até hoje digo que não me deram educação e sim falta dela. Valeu-me a escola e a sociedade e só se divorciaram quando eu tinha 20 anos e desde que nasci que desejei esse divorcio com todas as minhas forças. Actualmente, mesmo tias e primas, ou estão divorciadas e mal resolvidas (amarguradas) ou vivem casamentos onde reina a indiferença, a falta de respeito ou os interesses materiais. Portanto, cresci a achar que o para sempre não existe e que jamais casaria. Mas... casei há 2 anos :)
    Não sei se será para sempre, mas esforço-me para que na minha casa não haja jamais nada do que existe na casa dos meus familiares. Nunca existiram gritos na minha relação, que dirá ofensas! Tentamos, como mencionaste, colocar-nos no lugar um do outro constantemente e apoiar-nos. Respeitamos os interesses diferentes que temos, a necessidade de estar sós (eu mais que ele adooooro estar sozinha) e... não sei se será um para sempre, mas com certeza está nas nossas mãos fazer diferente dos outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Raven! Pois é, cada uma de nós tem a sua receita, mas vai no fundo de encontro ao respeito mutuo e aos valores básicos, como a amizade, compaixão, etc e tudo isso cria o amor. E sim, nunca se pode dizer que é para o infinito e mais além, mas pode-se tentar pelo menos num amanhã sempre doce!
      Beijinhos.

      Eliminar