Pêlos para que vos quero! Ou será que quero?

Por Maria - abril 13, 2021

sobrancelhas finas

Hoje tive uma conversa com as minhas gajas sobre sobrancelhas. Isto porque a minha filha Júlia tem, tal como eu tinha, sobrancelhas grossas e unidas, portanto mono-sobrancelhas e tal como eu era também ela é constantemente assediada pelos seus pêlos - seja por ser mono, seja pelo "bigode"...
Nem quero pensar quando chegar o Verão! Este ano tenho de fazer qualquer coisa aqueles pêlos das pernas, braços, sovacos... OMG!...

Mas voltando ao assunto das sobrancelhas... que acho que é o mais fácil de resolver... ou será que não?

Vou contar um pouco da minha experiência:
Como já tinha referido, eu era mono-sobrancelha e por isso, fui muito tempo gozada pelas minhas primas e assim que tive a oportunidade tirei logo os indesejados pêlos.

Infelizmente fui aliciada no cabeleireiro onde costumava ir e a partir daí foi um corrupio de ceras. Cada vez que ia ao cabeleireiro fazia as sobrancelhas e como não preferia ninguém em específico, era a que estava disponível - cortava o cabelo e o buço e sobrancelha também fazia parte do ritual de beleza... - achava eu 🙄 foi assim durante anos...

Sim, foi assim que perdi a minha autenticidade das sobrancelhas e fui perdendo cada vez mais... pois a cada "acerto" que faziam estragavam o "desenho" original.

É verdade que as modas mudam, e houve realmente uma altura que o "desenho" deveria de estar certo com a moda, mas julgo que foram fugazes esses momentos de glória.
Actualmente estou a ser acompanhada por uma esteticista que gosto bastante. Ela é bastante elucidativa e dá-me algumas dicas que tento cumprir nesta minha demanda para voltar a ter sobrancelhas grossas.

Vou partilhar alguns desses truques:

1. Hidratar e esfoliar

Tal como o nosso rosto e cabelo, as sobrancelhas também necessitam de ser mimadas. Por vezes esquecemo-nos delas. Lavar bem as sobrancelhas ajuda a retirar excessos de maquilhagem que possam ficar agarradas aos pêlos e amacia-os. Por outro lado a esfoliação ajuda a retirar células mortas e a desobstruir poros, ajudando também os pêlos mais fracos a romper a pele. Mas convém ser um esfoliante leve para não partir pêlos fracos que estão a crescer e os movimentos suaves.

2. Escovar

Ajuda na circulação e respectiva estimulação do pêlo e podemos aproveitar e com os pêlos maiores cobrir algumas falhas que possamos ter.

3. Cortar

Principalmente para quem tem o pêlo comprido poderá cortar as pontas, para tal, penteia-se a sobrancelha para cima e cortam-se as pontas. Mas cuidado para não cortar em demasia, ter atenção e respeitar o desenho que se quer.

4. Séruns nutritivos

Existem no mercado vários produtos fortalecedores com vitaminas e outros agentes que estimulam o crescimento do pêlo. O que me foi recomendado foi o óleo de rícinio. Eu comprei no celeiro (passo a publicidade), mas penso que também se podem adquirir em farmácias ou em grandes superfícies. Costumo colocar à noite com um cotonete.

4.1 Produtos caseiros

Para quem gosta de utilizar produtos caseiros, também me falaram de azeite de oliva e óleo de coco.


5. Muita paciência e disciplina

Pois é! Acho que este é o ingrediente principal, pois para quem teve um grande desfalque como eu, ver pontinhos pretos fora do sítio não é nada agradável, mas temos de pensar num bem maior. E quando eles são maiores é necessário ter disciplina e autocontrole para não os arrancar.

6. Encontrar uma boa profissional

No meu caso fez a diferença, pois é sempre a mesma pessoa que me faz as sobrancelhas, sabe o que eu quero e orienta-me em cada fase para eu conseguir atingir o meu objectivo.

7. Alternativas

Para quem não tem paciência ou não quer esperar, poderá tentar a micropigmentação que é uma técnica que consiste em preencher as falhas das nossas sobrancelhas com uma espécie de tinta, tipo uma tatuagem, mas mais delicada. Normalmente a durabilidade depende da técnica utilizada e das características da pessoa, mas poderá chegar a 1 ano. Quanto a custos a mim apresentaram-me um valor de 150 euros, mas entre promoções e campanhas penso que se encontrará mais barato. Mas aconselho SEMPRE a fazer pesquisa sobre o sítio e profissional.


Para as forretas como eu, sempre que quero um ar mais "Tcharam" utilizo maquilhagem, nomeadamente lápis próprio de sobrancelha ou um pouco de rímel - este só em SOS pois pode estragar o pêlo.


Basicamente estes são os principais cuidados que actualmente estou a ter para recuperar as minhas sobrancelhas grossas. Se souberes de mais, por favor partilha.


Beijinhos
Be Happy
Maria
.

  • Partilha:

8 comentários

  1. Também fui "vítima" da moda das sobrancelhas finas. Infelizmente, ao fim de pouco tempo ( e como não sou muito peluda,eheh) elas deixaram de crescer. Há tempos tentei uma espécie de tatuagem, mas detestei o resultado, daí tê-las deixado em paz!
    Bjn
    Márcia
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia.. então sofremos do mesmo mal 😟 eu também estive com essa atitude de as deixar sossegadas... Mas deu-me a nostalgia de as voltar a ter grossas e lancei-me ao desafio 😊 beijinhos

      Eliminar
  2. Bom, eu sou peluda!!! E, nem a moda das sobrancelhas finas, que eu até gostei, provocou estragos.
    Não costumo ter grandes cuidados, confesso.
    Sempre que vou à esteticista ela dá-lhes um "jeitinho" e corta as pontas.

    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sorte! Confesso que também estive um grande período sem cuidar delas, nem as aparava. E acho que esse foi o impulso que precisava para começar a tratar delas... 😁 Beijinhos

      Eliminar
  3. Nunca fui muito de fazer as sobrancelhas. Até porque fico toda vermelha então nem sempre me dá jeito fazer no dia em que vou ao cabeleireiro. Mas não sou fã de sobrancelhas muito grossas ou muito finas como já me aconteceu. Só gosto que tirei o excesso, aqueles pêlos que se vê que já não pertencem ali ahah

    ResponderEliminar
  4. Olá Emma.. eu o vermelha é principalmente no buço! Que horror! Era uma vergonha quando saía do cabeleireiro... 🤭 Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Tenho a sorte de não ser muito peluda, assim só tiro o excesso de pelos entre uma sobrancelha e outra e já está bom. No buço é um horror, se tiro com cera fico super vermelha e com borbulhinhas... já desisti da cera e tiro também com pinça. Beijinhos amiga <3

    ResponderEliminar
  6. Que sorte amiga!! Temos de combinar uma sessão spa para sairmos todas com o buço rosadinho!... 🤭

    ResponderEliminar