Passar por água a loiça antes de a colocar na máquina: sim ou não?

Por Anouk - novembro 12, 2020

 passar por água a loiça antes de a colocar na máquina de lavar loiça

Esta é uma dúvida quase existencial para quem tem máquina de lavar loiça. Se forem como eu, possivelmente sempre ouviram que a resposta é "sim", que devemos passar por água a loiça antes de a colocar na máquina. Ainda hoje me lembro de ouvir a minha mãe a dizer-me que fazê-lo seria o melhor para a máquina, não só porque garantia que os pratos ficavam bem lavados, mas que também assegura que o filtro da máquina não fique sujo.

Mas... será que a mãe tem sempre razão? Será que essa é a melhor forma de o fazer? Já alguma vez questionaram o que fazem e porque o fazem? Pois bem.. fui à procura de uma resposta "técnica" e vou contar-vos tudo :)

A verdade é que, quem faz esta "pré-lavagem" está errado! Ou seja, segundo os especialistas, não devemos passar a loiça por água antes de a colocar na máquina de lavar.

Porquê? Vejamos os argumentos.

1. Gastamos o dobro da água

Segundo os especialistas, se perdermos mais de 1 minuto a passar por água os nossos pratos, é sinal que estamos a desperdiçar o dobro da água que devíamos.

Além disso, garantem também que essa "pré-lavagem" não irá adiantar de muito no que diz respeito à limpeza final, porque a maior parte das máquinas já têm a capacidade de detetar o grau de sujidade na loiça e adaptam os seus programas a essa mesma sujidade.

Nota: Por lavagem, em média, uma máquina de lavar loiça "normal" gasta cerca de 23l de água, enquanto que uma mais eficiente gasta cerca de 15 litros por lavagem.

2. Perdemos tempo desnecessariamente

Sabiam que a máquina de lavar loiça foi inventada por uma mulher 💪? Josephine Cochrane inventou a máquina de lavar loiça em 1886, inspirada pela invenção de Joel Houghton em que só passava os pratos por água. Embora proveniente de uma família abastada, Josephine quis criar algo que permitisse às donas de casa ganhar tempo.

Ou seja, surgiu para poupar trabalho e tempo. Para quê perder tempo numa tarefa quando temos uma alternativa? Esta reflexão também é para mim :)

3. Os detergentes e as máquinas não conseguem detetar gordura

Segundo os especialistas, os detergentes foram desenvolvidos para detetar gordura na loiça. Não havendo gordura e resíduos na loiça, os detergentes não atuam devidamente. Será por essa razão que, por vezes, mesmo pré-lavando a loiça, ela não fica OK após a lavagem na máquina.


Há excepções?

Tal como todas as regras, esta também têm excepções. A primeira tem a ver com algumas loiças com formatos mais estranhos, que não consigam ser colocadas devidamente na máquina, de forma a deixar os jatos de água fazerem o seu trabalho. Para essas loiças, os especialistas recomendam que continuemos a passar a loiça por água.

A outra excepção é quando deixamos a loiça na máquina e não a vamos lavar logo. Para esses casos, o melhor será utilizar um programa de pré-lavagem da máquina, que deverá ser bastante mais eficiente que a pré-lavagem manual.


Queres saber mais sobre o tema? Lê este artigo (em inglês)



Bom, posso dizer-vos que já comecei a seguir estas dicas e vou experimentar fazê-lo durante uns tempos para ver se noto poupanças em casa. Depois digo-vos se funciona ou não.

E tu? Passas os pratos por água antes de os colocar na máquina?

Até já,
Anouk


Imagem: Nathan Dumlao em Unsplash

  • Partilha:

11 comentários

  1. Eu passo sempre por água, mas tipo 3 segundos ou então retiro o excesso com um guardanapo e a loiça sai sempre impek lol

    ResponderEliminar
  2. Olá, Anouk!

    Não passo a louça por água, pelos motivos expostos no teu texto (desperdício de água e perda de tempo).
    Uso os guardanapos da refeição para limpar os pratos e, regularmente, lavo o filtro.
    A louça bem colocada na máquina também faz muita diferença no resultado final.
    Tendo todos os cuidados é possível ter a louça bem lavada num programa de 45 minutos - é o que uso normalmente (a conta da luz também é importante!).

    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana,
      E fazes muito bem. Excelente técnica. Obrigada pelo teu feedback :)
      beijinhos

      Eliminar
  3. Não passo por água, deito fora todos os restos, claro. E a loiça sai limpa.

    Bom fim de semana
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  4. Eu passo por água... mas acho que vou adotar o limpar com o guardanapo. Isto é quando tiver máquina de lavar novamente. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também passava por água... mas deixei de o fazer recentemente. A técnica do guardanapo descrita nos comentários parece-me excelente. Estamos sempre a aprender, não é?
      Beijinhos Carolina

      Eliminar
  5. Também não passo por água... Limpo com guardanapo os restos... Também não costumo fazer pré lavagem e o meu programa é sempre o mais rápido e a loiça saí bem... Também acho que lavar antes é desperdício de recursos... 😘 Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim senhora!! Mais um bom exemplo!! Fazes muito bem!
      beijinhos Maria

      Eliminar
  6. Limpar com os guardanapo, no verão como está mais calor e para a comida não ressequir, faço um programa de enxaguar tipo 5 minutos ela passa por agua. de certeza que com esses minutos gasta menos agua que eu com a torneira aberta.

    ResponderEliminar