Ode à Amizade

Por Snow - outubro 07, 2020


"Quem deixa de ser amigo é porque nunca o foi."

Não sei onde ouvi esta frase, mas desde que a ouvi integrei-a para mim, no meu compartimento das amizades. Sempre achei que realmente quem deixa de ser amigo é porque nunca sentiu verdadeira amizade pelo outro.

A amizade existe todos os dias, quer esteja um dia esplêndido de sol, quer esteja a mais terrível das tempestades.

A verdadeira amizade não existe apenas nos momentos felizes e gloriosos, pelo contrário, ela revela-se exatamente nos momentos mais sombrios da nossa vida, quando o ombro amigo é tão preci(o)so.

A amizade também não existe só em presença, ela também pode assumir outras formas mais distantes. Quando a verdadeira amizade existe, nós conseguimos senti-la a quilómetros de distância, é como se o afeto viajasse à velocidade da luz até encontrar o coração amigo.

Há amigos que não vemos há anos, porém sabemos que quando estamos juntos é como se o último encontro tivesse sido no dia anterior. Existem fios invisíveis que ligam os amigos e eles estão sempre juntos, sempre unidos, sempre em sintonia.

A amizade é cumplicidade, companheirismo, frontalidade, sinceridade, empatia, afetividade, confiança, instinto, aceitação do outro como ele é... Enfim, os amigos são a família que podemos escolher, aqueles que guardamos no lado esquerdo do peito, sem laços de sangue, mas com laços de amor.

Ao longo da minha vida conheci diversas pessoas, as que permanecem no coração são as que chamo de amigas, as outras passaram por mim, partilhámos momentos e, a seu tempo, cada uma seguiu o seu caminho, não criando raízes para nos chamarmos de amigos.

Considero-me uma sortuda, tenho verdadeiros amigos junto de mim, uns mais perto que outros, outros que vejo mais vezes que alguns, os que existem desde sempre, os que conheci há menos tempo e que sempre conheci, os que são da família e que são amigos também, os colegas de trabalho que afinal são melhores amigos e aqueles que sei que posso contar aconteça o que acontecer.

A todos os amigos, a todas as amigas OBRIGADA por existirem na minha vida e por fazerem deste mundo um lugar melhor e feliz para viver 😘

E vocês tropa, como vai a vossa amizade?



Imagem: Pixabay.com

  • Partilha:

8 comentários

  1. É um tema interessante. Perceber só por si o conceito de "amigo" já é meio caminho para compreender o que queremos/podemos dar e receber numa amizade. Miguel Esteves Cardoso tem um texto muito bom a respeito disso: https://www.citador.pt/textos/o-que-distingue-um-amigo-verdadeiro-miguel-esteves-cardoso

    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  2. Olá Tropa!!!
    Gosto muito de vos ler.
    A Amizade é o sentimento que mais prezo na vida.
    Entre escolher uma amizade verdadeira e um relacionamento, escolho a verdadeira Amizade.
    A Amizade é levar o grito que ninguém tem coragem de dar, dar o abraço colo, não dormir para ouvir o choro do outro lado da linha. É o verdadeiro Amor! Sem interesse, sem laços de sangue, é puro 💚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada irmiga ❤️ brindemos à verdadeira amizade 🥂 gosto muito de ti e sinto falta do teu gargalhar todos os dias 😘🌈

      Eliminar
  3. Não concordo completamente com a frase inicial.
    Já tive amizades que a dado momento eram para a vida, mas que os nossos caminhos separaram.
    À medida que fomos crescendo deixamos de defender o mesmo e por isso deixamos de nos identificar. Mas não duvido que na altura era sincera na amizade e achava que era para sempre.
    Neste momento sinto-me previligiada pelas amizades que tenho..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das qualidades que aprecio em ti amiga é mesmo isto, a frontalidade e sinceridade, sem papas na língua 😊😘🌈

      Eliminar
  4. Olá gaja boa!
    Eu acho que as amizades verdadeiras são como almas gémeas, crescem e continuam connosco pela vida fora. Acho que há vários níveis de amigos, e vários tipos de amizade também.
    Tenho muita sorte em ter o círculo de amigos que tenho. São todos eles que me fazem perceber quem eu sou e onde me mexo. Sem todos eles, a minha vida era concerteza muito diferente.
    Luv ya'll babes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa amizade é especial, mesmo apesar da distância contrariamos os kms e estamos sempre pertinho ❤️😘

      Eliminar