Como sobreviver ao isolamento com filhos. Ideias úteis para aproveitar o tempo

Por Maria - março 23, 2020

ideias afastamento social com crianças - covid19 - tropa do batom

Ora aqui estamos nós... Os eternos pais insatisfeitos... Os pais que se queixam diariamente da falta de tempo, da correria trabalho, casa, tarefas... e da consequente falta de tempo em família, da falta de tempo para o nosso par e para os nossos filhos...  Mas agora temos!! E o que é que fazemos? 

Continuamo-nos a queixar... Mas eu sei... É diferente! Não podemos sair, eles não podem ir ao parque, praia, actividade desportivas... Nem nós e logo o nível de paciência está no limite...

Mas não desesperem! Aproveitem!!! O truque é mantê-los ocupados e participarmos com eles nessas atividades... Irei partilhar algumas estratégias e brincadeiras que me têm ajudado a não elouquecer com 2 crianças em casa.

Estabeleçam um plano, uma rotina. E façam tudo por tudo para a cumprirem

Principalmente para quem está em idade escolar e tem tarefas e escola virtual. Depois do pequeno almoço é tempo de estudar. Tentem que todos os dias as crianças peguem nos trabalhos da escola, nem que seja só uma ficha. Vai manter o seu cérebro activo nas exigências escolares.  Poderemos também, dependendo da idade da criança, da parte da tarde dar uma tarefa escolar extra: desenho para fazer; para pintar; um livro para ler e fazer um resumo quando acabar ou um desenho sobre a história que leu.

Actividade física

Vamos ajudar a gastar as energias deles e, porque não também as nossas?
Podem até criar desafios, tais como:

  • salto à corda - max. saltos;
  • tiro aos copos;
  • encestar com uma bola num balde;
  • pequenos percursos de equilíbrio ou de olhos vendados;
  • jogo do elástico (quem se lembra?)
  • Dançar, em que cada um é responsável por uma coreografia, ou até mesmo fazer uma aula de Zumba on line, existem muitos ginásios a fazerem;
  • E para os mais exigentes, concurso de toques na bola, a fazer prancha, de flexões, de agachamentos, abdominais...

Ir para a cozinha

Que tal fazer um doce? Gelatina, pudim... Um bolo! Quem não gostava em criança de por o dedo na massa? Ou então, apenas ajudar a fazer o almoço ou jantar! Eles adoram!

Trabalhos manuais

Como pintura, colagens, aproveitar e fazer com material reciclado.

Por exemplo, uma pista de carros, ou um carro com caixa de papelão... No meu caso, fiz casa de bonecas com caixas, uma para cada filha, consoante a idade, pois elas também participaram e inevitavelmente opinaram..

casa de bonecas diy - fazer com crianças - tropa do batom
                           

Sessão de cinema  

Com ou sem pipocas.  Filmes de animação e família... Tudo às escuras no sofá... Quem sabe não poderá mesmo ser a criança a fazer e entregar os bilhetes? E a preparar todo o espaço?

Sessão fotográfica

e gratuita... Escolham a vossa melhor roupa, todos os adereços necessários e contratem a criança que têm em casa como o fotógrafo profissional. Vai ficar para sempre...

E uma massagem?

Com óleos e cremes... rotativa a todos os elementos da família...(para as meninas pode-se incluir manicure e pedicure) E quem sabe com direito a uma sesta em conjunto a meio da tarde?

Jogos de tabuleiro

Como monopólio, o ganso, xabrez, damas, cartas, etc


Para os dependentes das tecnologias e das redes sociais sugiro criar um canal no YouTube, com relatos diários, reportagens, brincadeiras etc.. com ou sem exposição facial...

Sessão  de brincadeira livre...

Deixem-os brincar à vontade, deixem-os sujar, deixem-os desarrumar... Deixem-os explorar a sua criatividade, deixem-os experimentar, pesquisar... deixem-os fazer uma tenda com lençóis nos móveis da sala. Não stressem! E se estão preocupados se têm a casa desarrumada, não estejam... afinal de contas não devem de receber visitas em casa e tempo para arrumar não vos falta... 😜.

Mas se ainda assim estão apreensivos, é uma questão de incutir essa responsabilidade também à criança... E até outras, como responsável em por a mesa às refeições, substituição do papel higiénico 😜, entre outras...

Mas mais importante! Aproveitem! Aproveitem ao máximo. Como diz o meu companheiro, são tempos únicos que dificilmente se repetirão... Por uma causa mundial, de sobrevivência, mas com um extraordinário benefício familiar... Se assim o quiserem... e permitam-se a ser crianças...

Se podes, fica em casa com os teus... E vive com os teus....


Be happy
Maria 


Nota: Este post tem continuidade aqui: Como sobreviver ao isolamento com filhos- parte II

  • Partilha:

4 comentários

  1. Boas sugestões e aposto que a do exercício físico é a melhor especialmente se os conseguirem deixar mortos de cansaço antes do jantar ahah.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol obrigada. Não sei se os vai cansar mas estamos prestes a dar mais ideias... Fica atenta. Beijinhos

      Eliminar