Migas de grelos com cogumelos

Por Anouk - março 26, 2020

migras grelos com cogumelos - receita vegetariana - tropa do batom

Antes de partilhar esta receita convosco, deixem-me dizer-vos que foi a primeira vez que fiz migas :)

Não tenho família alentejana nem nenhum truque da minha avó para esta receita, por isso, esta receita foi baseada numa pesquisa "base" que depois adaptei aos ingredientes que já tinha em casa.

Para a próxima tenho que melhorar o formato das migas antes de tirar a foto, eheh. Posto isto, o que quero dizer-vos é que o sabor estava bom, bastante agradável. No nosso caso, este foi o nosso almoço vegetariano. Deve ficar muito bem a acompanhar um ovo estrelado ou, numa versão mais carnívora, um prato de carne de porco (como no nosso querido Alentejo).

Esta receita é muito simples e rápida de fazer e rendeu 3 doses (refeição principal). Como acompanhamento deverá render mais.

Ingredientes:

  • 1/2 pão alentejano fatiado (o que usei já tinha 3 dias)
  • 1/2 molho de grelos (usei de nabo, mas podem usar de couve)
  • 250g cogumelos laminados
  • 6 dentes de alho picados
  • azeite q.b.
  • 1/2 cubo caldo knorr
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.

Preparação:

Comecem por cozer os grelos, num tacho com água e sal. Não deitem fora a água da cozedura, pois será aproveitada para o pão. Os grelos devem estar já cozidos antes de incorporar nas migas.

A seguir, é altura de partir o pão aos bocados numa taça. Com a água de cozedura dos grelos (ainda a ferver) ir regando o pão até ficar todo amolecido. Se colocar água a mais, deverá retirar o excesso. Deixar repousar.

Numa frigideira, colocar os dentes de alho picados e o azeite (deverá cobrir o fundo). Começar por alourar os alhos e, quando estes tiverem dourados, é altura de adicionar os cogumelos e adicionar o  meio cubo de caldo knorr e a pimenta. Deixar os cogumelos fritar.

Quando os cogumelos estiverem fritos, os grelos deverão ser incorporados a saltear. Deixar saltear uns minutos para ganhar gosto e depois é só adicionar o pão amolecido, misturar tudo na frigideira e rectificar os temperos se necessário.

Assim que o preparado estiver homogéneo, é altura de tirar do lume e servir.

Bon appétit!

Anouk.

  • Partilha:

Poderás também gostar

0 comentários