Como lidar com o ciúme?

Por Maria - janeiro 18, 2022

 


Estou junta com o meu companheiro há 12 anos e a nossa relação tem tido muitos altos e baixos, mas o amor, a paixão e a confiança sempre foram um pilar.

No início, talvez nem tanto pois nem um nem o outro sabiam bem onde tudo ia dar... havia alturas em que sim, senti ciúme, mas a intensidade da nossa atracção era tanta e a confiança do sentimento que ele tinha por mim também que, confesso, até me dava piada vê-lo ser "paquerado" por outras mulheres.

________________________________________________________________________________

No entanto, recentemente, tenho sentido ciúmes de forma anormal... ao ponto de quase ficar maluca... não estou a falar daquele ciúme saudável, que nos deixa picadas e que aumenta ainda mais a tesão e o desejo pelo nosso homem. Estou a falar daquele ciúme implicativo, que nos atormenta e que tende a pairar constantemente na nossa cabeça.

 Neste caso em particular por uma colega de trabalho dele. Pois é... :( Conscientemente (quando consigo controlar) e vendo bem as coisas não tem nada a ver e seria de todo (acho eu ) impossível uma ligação amorosa entre eles. Mas depois encontro pormenores que me deixam piurça, tais como terem conversas e assuntos só deles, dos quais eu não percebo nada e fico ali no meio da conversa só a admirar a sua cumplicidade laboral...

Depois penso... ok Maria é normal, tu não percebes nada de seguros, e apólices, e retenção do produto e as variáveis... é a profissão deles, é o meio deles, é a sua linguagem... mas depois eu tento entrar na conversa e sou logo posta de parte por não conseguir acompanhar, depois começam a rir daquele cliente que foi almoçar com eles e que era assim e assado e que pensava que eles eram um casal... expludo. Ou melhor, a minha auto-estima vai-se abaixo e fico cada vez mais pequenina naquele convívio de trabalho informal...

O ciúme invade-me de tal forma que o raciocínio fica afectado e acabo por amuar... e continuar a sentir-me pequenina... depois ele percebe que algo se passa e anda a rondar, mas acabo sempre por fugir ao que realmente me está a incomodar e assim, o mau estar na relação instala-se. O que não é nada bom.

_________________________________________________________________________________

O que relatei foi algo que se passou e que já ultrapassei/ultrapassámos na nossa relação. Foram talvez cerca de 2 meses em que esta insegurança me invadia... Mas, tive ao meu lado um homem que percebeu o que se passava e que puxou por mim... insistiu para eu falar com ele e dizer ao certo o que me incomodava. Não digo que as conversas não tenham mudado, ou que, por vezes, não me sinto à parte  nessas conversas, mas já me sinto incluída de outra forma. Ou porque ele me conta coisas do trabalho com mais frequência, ou me convida mais vezes quando há convívios... ou porque está menos tempo com ela ;) (brincadeira)

Falando mais seriamente... Aprendi a exteriorizar, a não ter medo de falar com o meu parceiro. Aliás, nem sei bem porque não o fazia... agora ou lhe mando logo uma boquinha sobre algo que me incomode ou quando é ponto sério falo com ele sobre o que se passa e depois logo se vê... normalmente vêem as pazes... 

Por isso, o meu conselho é agarrar o touro pelos cornos... é bem melhor que andar a bater com a cabeça nas paredes...

E tu, já alguma vez tiveste ciúmes assim?


  • Partilha:

0 comentários